terça-feira, 3 de junho de 2014

Cine Odeon de portas fechadas

Uma notícia pegou de surpresa os fãs da sétima arte na tarde de ontem: o Cine Odeon, inaugurado em 1926 e um dos grandes ícones da cultura carioca, vai fechar as portas nesta quinta-feira para uma reforma e, de acordo com o Grupo Estação, responsável por sua administração, não tem data para reabrir. 

O Odeon é a última sala de exibições da Cinelândia, região de muitas das recentes manifestações que agitaram a cidade desde junho do ano passado e também conhecida por abrigar vários cinemas desde o início do século XX.

Foi, durante as últimas décadas, o principal cinema para pré-estreias de grandes filmes, além de ser palco do mais importante festival de cinema do país, o Festival do Rio, que atrai a cada ano dezenas de astros internacionais, de Tom Cruise a Catherine Deneuve. 

Desde que surgiu a informação de que o cinema vai fechar suas portas, internautas vêm se mobilizando nas redes sociais. Entre as principais preocupações estão os recentes problemas financeiros enfrentados pelo Grupo Estação, que acumula cerda de R$ 30 milhões em dívidas. No Facebook do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas, o fechamento do cinema seria definitivo. A notícia teve mais de mil compartilhamentos. 

Eu, enquanto carioca e amante da minha cidade, torço para que o Odeon reabra suas portas o quanto antes. Caso contrário, os cinéfilos e o Rio de Janeiro só têm a perder.

0 comentários: