quarta-feira, 2 de julho de 2014

Última sessão de Joaquim Barbosa


Nesta terça-feira, foi a última sessão do presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa como ministro do tribunal. A jornalistas, o ministro afirmou que sai com a sensação do cumprimento do dever e absolutamente tranquilo, com a alma leve e que não tem interesse em ingressar na vida política.

O pedido de aposentadoria foi formalizado no fim da tarde de ontem e Barbosa afirmou que não vai sugerir indicação de substituto à presidente Dilma Rousseff, mas disse esperar que o novo ministro seja "um bom estadista". Para ele, é importante que o brasileiro se conscientize da importância de todos cumprirem normas, a lei e a Constituição.

Joaquim Barbosa foi o relator do processo do mensalão do PT, que levou à prisão nomes ligados ao governo, e um dos momentos mais delicados da política nacional nos últimos anos.  Ao deixar a relatoria do processo, atribuiu o fato à atuação política de advogados. Para ele, as "agressões" de advogados foram "uma das coisas mais chocantes" que viveu no Supremo.

Barbosa afirmou que espera levar uma vida normal após a sua exoneração ser oficializada. Disse que pretende poder caminhar livremente pelas ruas, entrar em um bar com amigos na maior tranquilidade e que não pretende se candidatar a nenhum cargo público. 

0 comentários: