segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Balanço do Enem aponta normalidade

O preliminar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas neste fim de semana em mais de 15 mil locais em todo o território nacional, aponta em direção à normalidade, sem grandes incidentes de percurso.

Em nosso estado, cerca de 25% dos jovens deixaram de fazer o exame que dá acesso às universidades públicas e algumas particulares. Para eles, um ano perdido.


Certamente, boa parte dos ausentes (1,61 milhão, em todo Brasil) optaram por não fazer os exames do Enem, por se enquadrarem no perfil de alunos que ainda cursam a primeira e a segunda séries do ensino médio.


A participação no concurso, portanto, estaria condicionada circunstancialmente a um simples teste de familiarização, visando ao condicionamento emocional futuro, quando o resultado contabilizado valeria uma classificação em uma das universidades preferidas.


Porém, pequenos incidentes não deixaram de ser registrados pelos organizadores do exame nacional, como por exemplo, candidatos que chegaram atrasados ou esqueceram documentos de identificação pessoal obrigatórios.


Gravidade maior dão conta dos 65 eliminados por exposição em redes sociais de fotos de provas e cartões-resposta. Já a Polícia Federal apura responsabilidade criminal por um suposto cancelamento do exame do Enem, divulgado através do Twitter, vindo de Campinas. Fato rapidamente desmentido pelo Ministério da Educação (MEC).


O exame nacional a que o MEC submete todos os alunos que concluem o ensino médio conquista credibilidade e aceitação, como um dos caminhos para acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras públicas e privadas.

0 comentários: