quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Assistência Social completa 23 operações consecutivas no Parque União

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29, mais uma ação de acolhimento de população em situação de rua e de combate ao crack na região da comunidade Parque União, na entrada da Ilha do Governador, na Zona Norte. Na cracolândia e áreas adjacentes foram acolhidos 20 adultos e 4 adolescentes.

Desde o dia 7 de novembro, a SMAS tem realizado um trabalho diário de acolhimento na região. Após 23 dias de ações consecutivas, 531 pessoas em situação de rua foram acolhidas pela equipe de abordagem. A operação teve início às 8h e o acolhimento foi realizado por 22 profissionais da SMAS, dentre eles educadores e assistentes sociais e psicólogos. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou e uma equipe da Comlurb também participou retirando todo o lixo e entulho acumulados pelos usuários de drogas.

Para a psicóloga da equipe de abordagem, Ethel Vieira, o trabalho diário é importante e já mostra mudanças de comportamento dos usuários. "No início, eles corriam, reagiam agressivamente e jogavam pedra. Agora, a maioria já entende que a nossa intenção é oferecer ajuda, dar possibilidade para que eles saiam da rua, possam ser encaminhados para a rede pública de saúde e tenham uma vida mais digna".

A operação conjunta também contou com agentes do 22º BPM (Maré), da 4ª Cia BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária) e da Delegacia de Criança e Adolescente Vítima (Dcav). Todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Social do município.

A rotina de acolhimentos em cracolândias começou na minha gestão na SMAS. É uma prática importante e que não pode parar.

0 comentários: