quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Todos juntos contra a dengue

Ontem, o Ministério da Saúde divulgou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Segundo o estudo, 77 cidades brasileiras estão em situação de alto risco para a dengue. Nessas áreas, onde vivem mais de 5,7 milhões de pessoas, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito transmissor da doença.

Essa é uma notícia preocupante e precisamos fazer o possível para reverter. Infelizmente, o Rio de Janeiro é uma das 375 cidades que estão em situação de alerta para a dengue, ou seja, com índice de infestação entre 1% e 3,9%.

Ao todo, 12 capitais do País estão em situação de risco ou de alerta para a doença. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não descarta a possibilidade do aumento do número de criadouros no verão, quando as condições para proliferação do mosquito são melhores.

Segundo os dados do Lira, houve uma queda no número de pacientes com a forma grave da doença. De janeiro a novembro de 2011 foram 10.507 (contra os 3.774 no mesmo período deste ano), o que indica uma redução de 64%.
O número de mortes também caiu 49% no período: de 481 para 247.

No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito ações constantes para evitar uma possível epidemia no próximo verão. Mas embora o número de doentes e mortes tenha diminuído, a gente precisa fazer a nossa parte.

A regra básica é não deixar água parada em qualquer recipiente. Medidas simples como colocar lixos em sacos plásticos, areia nos pratinhos das plantas, manter caixas d´água, barris, cisternas fechados e não deixar em hipótese alguma a água parada em vidros, latas, pneus, vasos de plantas, calhas, entre outros, são importantíssimas.

1 comentários:

Boy disse...

Segue algumas dicas para combater a dengue:

Como evitar a reprodução do mosquito da dengue?
a) Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;
b) Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;
c) Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;
d) Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d'água;
e) Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água;
f) Limpe as calhas dos canos;
g) Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;
h) Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada;
i) Ligue para o número 0800 770 5870 caso saiba onde há um terreno onde há água parada.

Como evitar ser picado pelo mosquito da dengue?
a) Usar calça comprida e blusa de manga comprida em tempos de epidemia. No verão, use tecidos leves e cores claras para suportar o calor.
b) Passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos, por exemplo.
c) Ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa;
d) Contratar uma Dedetizadora Desentupidora para dedetizar o local, a dedetização elimina os mosquitos existentes dentro da residência e evita a entrada de novos insetos;
e) Evitar os locais de epidemia da dengue.
Estas medidas devem ser tomadas sempre, contudo devem ser intensificadas em épocas de epidemia da dengue.

Abraços
Dedetizadora Desentupidora