quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais hotéis, menos ágio

O Hotel Nacional, localizado em São Conrado, abandonado há mais de 16 anos, voltará a ativa após a autorização do município. Reestruturado, o prédio projetado por Oscar Niemeyer deve retomar o funcionamento a partir de maio de 2014.

Com a iniciativa, a cidade ganhará mais 450 quartos padrão cinco estrelas. É bom frisar que a reintegração do Hotel Nacional à nossa rede hoteleira foi resultado de um pacote de incentivos fiscais e mudanças na legislação urbanística aprovado pela Prefeitura em novembro de 2010 para empreendimentos voltados à Copa do Mundo e as Olimpíadas Rio 2016. Se por um lado a ampliação do número de unidades é necessária para execução de eventos com tal magnitude, de outro precisamos ficar atentos para o aumento no preço da hospedagem na Cidade Maravilhosa.

Um indício de que o custo dos pacotes de carnaval estão exorbitantes é que pela primeira vez em cinco anos, Copacabana, Ipanema e Leblon não lideram a lista de bairros com os hotéis mais procurados. Nesses bairros, onde as tarifas são maiores, a ocupação atual é de 87,5%, enquanto no Flamengo, em Botafogo, na Glória (zona sul) e em Santa Teresa (região central) a taxa é de 99% e deve atingir 100% até sábado, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio.

A construção e reforma de hotéis, pousadas e albergues é fundamental para qualquer metrópole no mundo, mas o bom senso e o cuidado com os clientes precisa começar no check in, passar pelos quartos e terminar com uma conta justa para todos.

0 comentários: