sexta-feira, 15 de junho de 2012

Centro RIO +, o legado!

A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater políticas públicas envolvendo desenvolvimento sustentável deixa inestimável legado positivo para a cidade. Como como um dos mais expressivos, o Centro Rio+, polo internacional de pesquisa e debates vinculado à ONU, que terá como sede as instalações do antigo Automóvel Club do Brasil, na Lapa. O local vai receber pesquisadores e estudiosos para discutir ações e temas relacionados à energia limpa, aquecimento global, biodiversidade, sustentabilidade e inclusão social fazendo do Rio de Janeiro referência mundial para eventos no gênero.

A sugestão do espaço pelo prefeito Eduardo Paes não poderia ser melhor por suas raízes históricas - frequentado pela nobreza de D. Pedro II, viveu período de glória como um grande salão de bailes na primeira metade do século XX , servindo ainda de palco do último discurso do presidente João Goulart, durante o Encontro dos Sargentos, em 30 de março de 1964.


O imóvel encontra-se fechado desde 2004, quando foi arrematado pela Prefeitura, num leilão para saldar dívidas de antigos proprietário, agora cedido às Nações Unidas para destinação como unidade para centro de políticas públicas de desenvolvimento sustentável que podem ser aplicadas por governos, que conta com o aval do governo brasileiro, da Comissão Nacional da Rio+20, da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), de institutos de estudos e pesquisas e ONG's.

Inicialmente, a sede da organização funcionará no parque tecnológico da Coppe, na Ilha do Fundão, até as obras de reformas e adaptações funcionais, patrocinadas por instituições públicas e privadas, serem concluídas.

0 comentários: