terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aeroporto terá duas paradas do Ligeirão

Será uma para cada terminal de passageiros. As estações serão instaladas nas pistas de acesso às áreas de desembarque do aeroporto, que serão compartilhadas por veículos articulados , ônibus comuns, táxis e carros de passeio. As intervenções na área do aeroporto deverão começar em novembro, pela implantação das vias exclusivas do Ligeirão junto ao canteiro central da Avenida 20 de Janeiro. A pista em frente ao Terminal 2 não precisará de ampliação para receber o corredor, mas a vizinha ao Terminal 1 terá de ser alargada.  

O corredor expresso Transcarioca vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, numa faixa segregada de 39 quilômetros de extensão. Orçadas em R$ 1,5 bilhão, as obras estão sendo financiadas pelos governos federal e municipal. O sistema deverá reduzir em 60% o tempo gasto no trajeto. 

Com 18,3m de extensão e capacidade para 160 passageiros, o Ligeirão conta com um sistema de câmeras internas para total controle do que acontece no carro. Uma delas está logo acima do motorista e é bastante importante porque auxilia nas manobras de marcha à ré e também nas laterais quando há algum obstáculo. Além disso, o veículo tem portas de emergência, independentes das portas usuais.

O BRT representa uma grande conquista para os cariocas. Garante conforto, rapidez e segurança.

0 comentários: