segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mais pistas e ciclovias para os cariocas!

Arte de André Mello sobre foto de Paula Giolito. Fonte: Jornal O Globo Online
O Elevado do Joá vai ganhar mais uma pista e uma ciclovia para as Olimpíadas. A informação foi publicada ontem no jornal O Globo e é mais uma solução para a melhoria do trânsito entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul. Até dezembro, a Geo-Rio deverá concluir os projetos executivos de implantação de uma terceira faixa de rolamento na pista superior do elevado. As obras devem começar no segundo semestre de 2013.

O projeto faz parte do plano de transportes das Olimpíadas, com medidas para garantir a circulação de atletas, visitantes e moradores. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), a ligação Barra-Zona Sul era um dos maiores problemas para a candidatura do Rio como sede.

Entre as várias melhorias, o elevado vai ganhar uma ciclovia com largura até dois metros voltada para o mar, ligando a malha cicloviária de São Conrado à Barra. A pista será aumentada de 10,8 m para 14,2m, assim como os túneis que serão alargados de 9 para 13,7m. Mas o projeto ainda está sendo avaliado, estudos estão sendo analisados, como a melhor solução para a Ponte da Joatinga, se há necessidade de corte de rocha e obras de contenção, e como será feito o escoamento do fluxo entre Leblon e São Conrado.

Segundo a secretaria municipal de transportes, a Autoestrada Lagoa-Barra vai ganhar uma terceira faixa no trecho final de São Conrado. As obras também deverão melhorar o escoamento de veículos da reversível em 50%. Como carioca, fico muito orgulhoso em ver tantas grandes obras. Uma cidade que é patrimônio cultural da humanidade precisa ter um sistema de transporte à altura. Nós, cariocas, agradecemos pelas novas vias e ciclovias em nossa cidade.

0 comentários: