terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vamos reciclar!

Desde 2008, quando os postos de salvamento da orla do Rio começaram a receber o óleo de cozinha descartado, já foram recolhidos quase 80 mil litros de óleo de cozinha usado.

Aquele óleo utilizado em frituras que a maioria não sabe o que fazer, pode ser deixado em um dos 14 postos de salvamento entre as praias do Flamengo, na Zona Sul, ao Recreio, na Zona Oeste.

Para fazer o descarte, basta levar o óleo acondicionado em um recipiente consistente, como garrafas PET, até um dos postos. Cada posto tem capacidade de recolher 50 litros de óleo por dia. A cada dois litros depositados, quem leva o óleo usado, ainda pode ganhar de brinde um produto de limpeza feito a partir do óleo reciclado.
Para quem não sabe e comete o absurdo de jogar o óleo usado na pia ou na privada, saiba que apenas um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa por cerca de 14 anos.
Isso sem contar que o óleo jogado no ralo contribui para o entupimento das tubulações e a proliferação de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto.
Pessoal, mais de 200 milhões de litros de óleo de cozinha usado são despejados mensalmente nos rios e lagos do nosso País. E é tão fácil guardar o óleo usado e deixar lá no posto. Vamos reciclar!
POSTOS DE SALVAMENTO COM COLETA DE ÓLEO
Flamengo – Posto 2
Copacabana – Postos 1, 2 e 4
Ipanema – Postos 8 e 10
Leblon – Posto 12
São Conrado – Posto 13
Barra da Tijuca – Postos 1, 3, 5, 6 e 8
Recreio dos Bandeirantes – Posto 10

0 comentários: