terça-feira, 16 de abril de 2013

Previna-se contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou ontem em todo o país. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em ritmo de preparação para o inverno e pretende vacinar mais de um milhão de cariocas até o dia 26.

Para isso, todos os postos de saúde e Clínicas da Família vão oferecer vacinas para idosos, crianças de seis a 23 meses, gestantes, profissionais de saúde, doentes crônicos, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) e indígenas.

As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No próximo sábado, dia 20 de abril será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, quando serão montados postos de vacinação em igrejas, centros comunitários, creches, entre outros locais.

A meta é imunizar 80% de cada grupo. Sobretudo idosos e gestantes. Muitos idosos não acreditam na eficácia da vacina, o que é errado. A vacinação é segura e é a melhor forma de impedir doenças graves, internações e mortes por doenças associadas à gripe.

Estudos realizados pelo Ministério da Saúde constataram uma queda na internação entre os idosos desde o início da vacinação, chegando até 45% nos casos de pneumonia, e reduzindo até 75% os óbitos por complicações da influenza.

Ao contrário do que muitos pensam, a vacina não causa a doença porque é constituída por vírus inativos. Mas é bom prestar atenção: pessoas com febre, portadores de doenças neurológicas com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico.
 
Se você faz parte do grupo acima, previna-se e vacine-se.
 

CLIQUE AQUI E Confira o endereço do posto de vacinação mais próximo a sua casa.

0 comentários: