quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os números não mentem, o Rio em céu de brigadeiro

Ninguém pode negar:o Rio vive momento único. Bons ventos sopram a seu favor. São ares indicativos de governança competente na gestão das contas públicas.E isto acontece num momento de mares revoltos ao redor do mundo. Aqui prevalece tranquilidade e calmaria em céu de brigadeiro. Depois das agências de avaliação de risco Moody's e Fitch, chegou a vez da Standard & Poor's render-se aos encantos da cidade ao elevar, nesta segunda-feira (21), o grau de investimento (nota local “AAA” e internacional “BBB”), que representa o primeiro nível acima de grau especulativo. 
 
O prefeito Eduardo Paes confessa que o reconhecimento dos agentes internacionais encontram eco nos avanços da gestão da administração pública dos últimos anos e também apoiam-se na credibilidade de ações controladas de responsabilidade, além de performance fiscal sólida, níveis de dívida controlados e situação de caixa bastante robusta apesar da crescente necessidade de investimentos em infraestrutura. 
 
Outro dado bastante expressivo na avaliação de classificação de risco está no fato de que os números do município, são os únicos a receber a mesma avaliação que o governo federal obteve. A tudo isso soma-se o fato de que o Rio manter taxas baixíssimas de desemprego e ofertas de oportunidades em expansão, alimentar interesse crescente de setores empresariais em investir em projetos na cidade, sediar grandes eventos esportivos e culturais internacionais nos próximos anos, destacando-se a Rio+20, Jornada Mundial da Juventude, Rock in Rio, Copa do Mundo, Olimpíadas 2016, Jogos Paraolímpicos de 2016, entre outros acontecimentos.

0 comentários: