terça-feira, 29 de maio de 2012

Renascimento do Rio

Sob o título “O Futuro é Inventado no Rio” o jornal francês “Le Figaro”, um dos mais importantes e conceituado veículos da imprensa mundial, publicou no último dia 25 de maio extenso artigo exaltando o bom momento que vive o Rio. O texto deixa muito claro que essa fase de revitalização opõe-se ao período “moribundo”, vivido em anos anteriores e marcado por omissões e ausências na gestão pública, desde a transferência da capital federal para Brasília a outros fatos que contribuíram para a decadência política, social, econômica, cultural da nossa cidade, culminando com a explosão do crime organizado.

Ao contrário do antes, agora todos querem conhecer as belezas e os encantos e desfrutar da tranquilidade que o Rio oferece a seus visitantes. O artigo destaca ainda a sequência de grandes eventos que acontecerão nos próximos anos aqui, até as Olimpíadas de 2016: Jornada da Juventude Católica, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Paraolímpicos, as edições do Rock in Rio, entre outra atrações.

A reunião de esforços entre os governos federal, estadual e municipal, associados a empreendimentos de vulto direcionados pela iniciativa privada, especialmente em petróleo e gás, alta tecnologia e serviços constituem no “passaporte para o futuro”. Contudo, o artigo, assinado pela jornalista Lamia Oualalou, ressalta que muitos desafios ainda chamam a tenção, entre eles a necessidade do aumento da oferta de leitos na rede hoteleira. Porém, as obras de infraestrutura em curso, já estão permitindo o crescimento da cidade em direção à Zona Oeste e a valorização de regiões como a do Centro e a Portuária, assim como bairros de pouca visibilidade como Glória e Catete.

0 comentários: