sexta-feira, 18 de março de 2011

O futuro que queremos

O anúncio da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas já produz uma forte expansão nas atividades econômicas da cidade, especialmente nos ramos da construção civil, do turismo e da prestação de serviços. O Rio vive um momento especial e, diante desse cenário, o mercado precisa de trabalhadores capacitados para atender o grande número de visitantes.

Os governos começam a trabalhar em programas que reforcem a capacitação de novos profissionais. Muitos setores já estão planejando como irão qualificar sua mão de obra, antes mesmo de pensarem em infraestrutura. O Projeto Cidadão Olímpico, uma parceria entre a SMAS, Governo do Estado e URFJ, é um bom exemplo disso. São cursos para capacitar novos profissionais nas áreas de turismo e hotelaria. Conhecimentos em informática, turismo e em idiomas, em especial no inglês, são fundamentais para que estes profissionais estejam aptos a recepcionarem nossos visitantes e assim consigam espaço no mercado de trabalho.

A Copa do Mundo e as Olimpíadas são poderosas ferramentas de desenvolvimento econômico e social, mas as oportunidades que temos para ações de cidadania também são. Grande parte da estrutura preparada para os eventos permanecerão para a população, porém o mais importante são os benefícios sociais que serão deixados para os moradores. O legado desses eventos vai ser uma contribuição-chave e decisiva para o que somos hoje e o que queremos ser no futuro.

2 comentários:

lpm disse...

O Rio felizmente saiu de um marasmo histórico e entrou numa numa fase muito especial. Somos hoje a bola da vez!

Devemos tudo a uma liderança politica jovem, bem intencionada e capaz, da qual você, Rodrigo, é uma das melhores expressões.

Nós do CasaShopping vamos responder e participar deste clima promovendo uma expansão que acrescentará conforto para os clientes, novas lojas, um hotel e um centro de convenções.

A capacitação de novos profissionais mantem e reforça este círculo virtuoso de progresso.

Unknown disse...

As perspectivas econômicas do Rio para os próximos anos são as melhores. E vamos continuar sempre incentivando as boas ideias para que possamos desenvolver nossa cidade ainda mais. Outro excelente projeto da SMAS é o curso de Empreendedorismo Social. Vale a pena conferir: http://migre.me/4a7ik