quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Melhorias na telefonia fixa em 4 meses

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira o novo “Regulamento de Gestão de Qualidade da Prestação do Serviço Telefônico Fixo”, que exige que em 120 dias as empresas apresentem maior desempenho.

Dentre as obrigações das operadoras está a realização de pesquisa de satisfação dos clientes, além do cumprimento dos indicadores técnicos. 

Um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários, o número de erros em conta, não poderá ser superior a 2,5% para cada mil. Os call centers das companhias de telefonia fixa precisarão ser melhores ou contar com mais postos e mais habilitados, porque a meta será de 95% para o atendimento das ligações feitas pelos usuários. 

Outra determinação da Anatel é que, pelo menos, 93% das ligações locais terão que ser completadas, enquanto que em chamadas interurbanos (DDDs) e internacionais  o índice deverá ser de 92%. 

As obrigações valem para as empresas com mais de 50 mil assinantes, isto é, para as grandes empresas, entre elas Oi, Telefonica, Embratel, GVT, CTBC, TIM e Sercomtel. Porém, as empresas menores não ficarão de fora da fiscalização e avaliação da Anatel. Todos os anos, no mês de setembro, elas terão de ser avaliadas e publicar na sua página na internet os dados dos pedidos e atendimento dos seus clientes. 

A expectativa é de que a partir de junho os consumidores passem a contar com um serviço de telefonia fixa de melhor qualidade.

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