sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Primeira Unidade de Reinserção Social

CLIQUE NAS IMAGENS para acessar o álbum de fotos da inauguração. Fotos: J.P. Engelbrecht.

Iremos inaugurar na manhã de hoje, na presença do prefeito Eduardo Paes, a primeira Unidade Municipal de Reinserção Social, em Paciência, para acolhimento e atendimento especializado de pessoas em situação de rua e usuários de drogas O novo espaço terá 422 vagas e oferecerá alfabetização para jovens e adultos, capacitação profissional, esportes e apoio à dependentes químicos.

Será uma nova 'porta de saída' para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e quequerem reconstruir suas vidas. Os abrigados serão incentivados a participar a estudar e fazer os cursos que serão oferecidos, aulas de iniciação à informática e oficinas profissionalizantes na área da construção civil (pedreiro, pintor, bombeiro hidráulico, eletricista, ajudante de pedreiro e calceteiro). Também serão desenvolvidas diariamente atividades esportivas e recreativas na área externa, que conta com dois campos de futebol, quadra poliesportiva coberta e piscina semi-olímpica. Os usuários de drogas receberão apoio de grupos de convivência, psicólogos, assistentes sociais, além de serem encaminhados para tratamento ambulatorial contra a dependência.

A Unidade Municipal de Reinserção Social tem aproximadamente 5,5 mil metros quadrados de área construída. O espaço foi qualificado para atender às necessidades dos usuários. A ala masculina conta com 270 leitos divididos em 10 dormitórios e a feminina tem 94 vagas em quatro dormitórios. Também foi disponibilizado um espaço exclusivo para a população idosa com 57 vagas em cinco quartos. O prédio tem ainda 12 banheiros, ambulatório, cozinha, refeitório, sala de TV, sala de atendimento social e área administrativa. As instalações contam com acessibilidade e também foram adaptadas para portadores de necessidades especiais.

As equipes que trabalham no local são formadas por assistentes sociais, educadores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, professores de educação física, enfermeira e nutricionista. Por meio de parceria com as secretarias e órgãos municipais será possível, por exemplo, tirar a Carteira de Trabalho e regularizar outros documentos. Já os usuários migrantes de outros estados poderão participar do programa “De Volta à Terra Natal”, que viabiliza o retorno à cidade de origem.

2 comentários:

fatimasantos disse...

Sr. Secretário,preciso da sua orientação para uma amiga que tem umfilho dependente quimico sem condições financeiras para tratá-lo.Essa URS em Paciência é ideal para ele.Como essa mãe deve proceder, a quem procurar e qual o endereço. Desde já meus agradecimentos pela atenção dispensada.

Unknown disse...

Olá Fátima,

A Unidade de Reinserção Social em Paciência é um espaço que acolhe e presta assistência social a pessoas em situação de vulnerabilidade, que vivem nas ruas e que já perderam o vínculo com suas famílias.

Sugiro que, neste caso, a sua amiga procure alguma unidade de saúde especializada no atendimento a dependentes químicos, como um Centro de Atenção Psicosocial - Álcool e Drogas (CAPS AD), para receber todas as informações sobre o tratamento.