quinta-feira, 2 de agosto de 2012

1,5 milhão de brasileiros fumam maconha diariamente

Que notícia triste e lamentável. O Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado ontem pela Universidade Federal de São Paulo revela que cerca de 1,5 milhão de brasileiros usam maconha diariamente. A pesquisa ouviu 4.607 pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios. O estudo revela que, entre os adultos, cerca de 8 milhões de pessoas já experimentaram maconha e, pior, mostra que 62% dos que usaram pela primeira vez tinham menos de 18 anos.

Nas operações de combate ao crack no Rio realizadas desde março de 2011, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foram feitos até hoje 4.706 acolhimentos. Dos acolhidos, 663 eram crianças e adolescentes, 50% têm entre 13 e 15 anos; 35% têm entre 16 e 17, e 15% têm até 12 anos! Quando os profissionais da SMAS perguntam como eles chegaram ao crack, a resposta é sempre a mesma: “comecei fumando maconha”. Por esse e outros motivos, fico indignado quando vejo passeatas defendendo a liberação da maconha. Se isto acontecesse, passaríamos de 1,5 milhão de usuários para 3 milhões. Alguém já imaginou o que isso pode acarretar a essas crianças e adolescentes? 

Será que quem defende a liberação das drogas já esteve numa operação dessas? Já viu crianças de 10 anos fumando crack? Já viu uma mãe com bebês de colo em situação deplorável numa cracolândia? Já esteve em algum abrigo da prefeitura e viu a quantidade de bebês abandonados por mães usuárias de crack? É por isso também que defendo um Projeto de Lei que dobra a pena para quem vende ou comercializa crack. A gente não pode deixar que essa epidemia se assole pelo nosso País. Precisamos dar um basta, já.

Apesar da triste realidade apresentada por essa pesquisa, há um dado bom que precisamos questionar e debater muito. De todos os entrevistados, 75% são contra a descriminalização da maconha, e apenas 11% são favoráveis (14% não têm opinião formada). Numa projeção nacional, isso representaria 111 milhões de brasileiros que são contrários, contra apenas 16,3 favoráveis. Então a quem interessa a descriminalização? Alguém já pensou quais as trágicas consequências que isso pode trazer para nossa sociedade? 

0 comentários: