quinta-feira, 14 de abril de 2011

Esmola que perpetua a pobreza!

Dar esmola ainda é um assunto polêmico. Há quem diga que é como discutir religião, time de futebol, política... Mas o fato é que dar esmola não é correto. Ela acaba por sustentar as pessoas na rua, alimentando, inclusive, seus vícios. Existem abrigos públicos, mas muitos deles não querem nem passar perto, por conta das regras desses espaços. Em geral, as pessoas dormem na rua porque preferem assim.

A prefeitura do Rio de Janeiro, através da SMAs, mantém 53 abrigos pela cidade, com projetos, exatamente, para tirar as pessoas da rua e dar a elas a assistência necessária. Isso inclui dar alimentação, capacitação profissional, possibilidade de reinserção à família e encaminhamentos para a rede de saúde. Podemos atender os pedintes nesses projetos. Dar esmola não é certo, já que favorece o consumo de droga e álcool. Muitas pessoas dão moedas apenas para ficar livres. É uma atitude que pode levar o pedinte para o fundo do poço. A esmola perpetua a pobreza e a miséria e estimula a permanência das pessoas nas ruas e que ficam fora do sistema de proteção social existente na prefeitura.

As pessoas devem contribuir apenas para instituições consideradas idôneas.

Você pode saber mais sobre os abrigos da cidade do Rio através da Ouvidoria da SMAS: 3973-3800.

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente Secretario!!! realmente o senhor tocou no ponto exato, parabens pela postura e competencia a frente desta Secretaria, que Deus ilumine seus passos.

um abraço Eneas Abreu

Victor Hugo Campos disse...

A medicância acabou virando profissão de muita gente esperta ou de quem se aproveita da boa vontade dos outros para se dar bem.

Concordo que a solução para este problema está nas mãos também das pessoas. Dizendo não a este tipo de prática estamos ajudando o governo com seu trablho e, aos poucos, investndo no futuro do Ro.

DIGAM NÃO A ESMOLA!!!

Unknown disse...

Sim, concordo quanto ao tema ser polêmico, mas é sabido, desde 1994 o Sr. é contra a esmola, medicância, distribuição de alimentos e casacos. Porém, o Sr. como Secretário de Assistência Social e em conjunto com o Prefeito têm o dever de assistir a população de rua, mas esse trabalho não vem sendo feito. Como pode-se criticar o munícipe que tenta ajudá-los. Quem então fará esse serviço de assistência que cabe ao Município?