quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Para evitar outra tragédia

O incêndio em Santa Maria deixou um rastro de dor quando pensamos nos mais de 230 jovens que morreram de forma tão absurda e inacreditável. E nos trouxe muita preocupação.

O incidente aconteceu numa boate no Rio Grande do Sul, mas poderia ter ocorrido em tantas outras que também não possuem um sistema de prevenção contra incêndios. Na Lapa, bairro no Rio, onde tem uma grande concentração de casarões antigos tombados que funcionam como bares e casas noturnas, empresários da associação Pólo Novo Rio Antigo, já começaram a se mobilizar.

Como muitos lugares não podem alterar suas fachadas, os proprietários já entraram em contato com os órgãos fiscalizadores para juntos detectarem o que é possível fazer em relação à segurança. Ontem, o Corpo de Bombeiros do Rio interditou o segundo andar de um bar, por não ter apresentado o certificado de registro e a autorização anual que atesta o cumprimento de todas as exigências de segurança contra incêndio e pânico.

O Disque-Denúncia já recebeu mais de 100 ligações sobre estabelecimentos que não cumprem o código de segurança contra incêndio no município do Rio. É necessário que, além de uma fiscalização, haja também uma legislação atualizada, que atenda à lei da acessibilidade, por exemplo.

Amanhã, a Ouvidoria do Ministério Público-RJ vai se reunir com o Corpo de Bombeiros para pedir vistoria em nove estabelecimentos.

O que todos querem é que tragédias como a que ocorreu em Santa Maria não aconteçam novamente.

0 comentários: