quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Rio contra a tuberculose

O Rio de Janeiro é o estado com a maior incidência de tuberculose no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa registrada aqui é quase o dobro da média nacional.

O pior, é que além dessa triste estatística, o Rio também concentra o maior número de pessoas resistentes à medicação usada contra a doença.

Esse alerta foi feito ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, no Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose.

Se a tosse persistir por mais de três semanas, a indicação é procurar o posto de saúde mais próximo de casa para fazer o teste. E o tratamento é simples.

 O problema é que muitos pacientes suspendem o uso da medicação por conta própria, antes do término previsto, que dura cerca de seis meses. O que é um erro. A cura depende da disciplina em tomar toda a medicação recomendada.

Para diminuir esses índices, o Ministério da Saúde implantou no Rio um teste gratuito que permite detectar a tuberculose em apenas duas horas. O diagnóstico precoce é importante, porque a doença atinge principalmente a população mais pobre, que não tem condições de fazer o teste e voltar dias depois para buscar o resultado. 

No portal www.saude.gov.br há informações sobre os riscos e tratamento da tuberculose. O interessado pode acessar também o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

0 comentários: