quarta-feira, 23 de março de 2011

Cidadania: um direito de todos

No encontro de ontem, "CREAS Extra Muros", um dos principais destaques no debate entre os profissionais da assistência social e da saúde foram as perspectivas de uma cidade com melhores condições sócioeconômicas para seus moradores e a criação de novas alternativas de prestação de serviços de qualidade ao cidadão. Um bom exemplo de ação integrada para o desenvolvimento da autonomia daqueles que mais necessitam das políticas públicas é o Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado. Coordenado pela SMAS, o espaço é focado no atendimento social aos moradores da Rocinha e Vidigal.

O prédio por si já tem um simbolismo muito grande. Ali estão integrados diversos órgãos da prefeitura, que trabalham juntos no sentido de melhorar a vida das pessoas que vivem naquela região. Mais do que serviços nas áreas de saúde, educação, segurança, habitação e desenvolvimento, o Centro Rinaldo de Lamare oferece a possibilidade do exercício da cidadania.

Como acontece no Centro, em todo o município do Rio a assistência social serve como uma grande porta de entrada para as pessoas menos favorecidas. E esse é o nosso papel, o de exercer uma macro função social, promovendo a inclusão e democratizando o atendimento. Sempre trabalhando para formar cidadãos mais conscientes e atuantes, o que é um direito de todos.

0 comentários: