quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mais do que recolher, o importante é acolher!

Uma nova operação da SMAS para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack, aconteceu na manhã de hoje, dia 17, na região do Centro. No total, foram realizados 41 acolhimentos - 37 adultos e 4 crianças e adolescentes. As equipes da SMAS, com o apoio das polícias Militar e Civil, percorreram o entorno da Rodoviária Novo Rio, Central do Brasil, Terminal Rodoviário Américo Fontineli, além dos bairros da Gamboa e Saúde. No Terminal Procópio Ferreira, no Centro, foram localizados os quatro adolescentes acolhidos durante a ação. Em um ponto de consumo de drogas, na Zona Portuária, foram retiradas das ruas cerca de 12 adultos que portavam facas, cachimbos e outros itens para utilização do crack.

Também nesta quinta-feira, o jornal O Globo-Zona Sul publicou a matéria “A dura tarefa de recolher mendigos' em que a equipe de reportagem acompanha uma operação realizada pela SMAS nos bairros da região. O texto descreve exatamente como funciona o trabalho das equipes da Assistência Social, quando algumas pessoas recusam o acolhimento e outras aceitam, sempre com a ressalva de que irão retornar para as ruas assim que possível.

A situação de vulnerabilidade social de muitas pessoas que trocam a convivência em família pelas ruas da cidade sempre tem as drogas como principal agente causador, porém os profissionais não podem nunca obrigar um morador de rua adulto a seguir com eles. Os agentes estão capacitados para conversar, explicar os benefícios de ir para um abrigo. É uma ação de convencimento, mas a decisão final é sempre dele.

A população em geral reclama muito, sente-se ameaçada, mas, ao mesmo tempo, fica com pena e ajuda a permanência dos sem-teto, doando artigos que tornam a vida na rua mais confortável. O perfil dos moradores de rua é de homens de meia-idade, com algum tipo de dependência química e que perderam o vínculo familiar. É uma questão grave e que afeta direta e indiretamente a todos. Por isso a SMAS segue trabalhando no desenvolvimento de novos projetos para a qualificação das unidades de abrigagem, a fim de reduzir o índice de retorno as ruas.

0 comentários: