segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Assistência Social realiza mais de 9 mil atendimentos na Rocinha

Mais de 200 profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) se mobilizaram neste sábado, dia 19, para atender moradores da Rocinha, durante a 'Invasão Social' promovida pela Prefeitura na comunidade. No total, foram realizados 9.668 atendimentos nas áreas social, jurídica, de saúde e emprego e renda.

A programação aconteceu das 10h às 16h, na antiga quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, onde um ônibus volante da SMAS serviu como ponto de apoio para a divulgação de ações de atendimento e tratamento da dependência química. A unidade ficará por tempo indeterminado no local para que a população possa obter informações sobre vagas em clínicas especializadas do município.

Equipes do programa Rio Sem Pobreza também realizaram o cadastramento de famílias em situação de risco social no CadÚnico, para que tenham acesso aos programas sociais e de transferência de renda dos governos municipal, estadual e federal como o Bolsa Família, Cartão Família Carioca, Tarifa Social, ProJovem Adolescente, Passe Livre para pessoas com deficiência, entre outros.

Nas tendas da Assistência Social os moradores também receberam informações e realizaram inscrições para os cursos profissionalizantes realizados no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, localizado em frente à comunidade. 

Os participantes também tiveram acesso a informações sobre vagas formais de trabalho e a serviços para retirada gratuita de documentação como carteira de identidade e de trabalho, certidões de casamento e de óbito.


Além disso, foram oferecidos outros serviços como orientação jurídica nas áreas civil, penal e trabalhista e outros serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, dosagem de glicose capilar, dosagem de colesterol capilar, prevenção da dengue, de doenças sexualmente transmissíveis e de tuberculose, orientação sobre higiene corporal, escovação e fluoretação, medição de peso, altura e índice de massa corporal, e atividades como oficina de aquecedor solar, oficina de confecção de pipas, cama elástica, aulas de capoeira e outras atividades recreativas.

0 comentários: