sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Invasão Social na Rocinha neste sábado

A SMAS promove neste sábado, dia 19, uma ação de cidadania para o atendimento social de moradores da Rocinha. A mobilização acontecerá a partir das 10h, na antiga quadra da Acadêmicos da Rocinha, à Estrada da Gávea, 246, também conhecida como quadra da Rua 1.

Tratamento contra dependência química -
A secretaria disponibilizará uma unidade volante que encaminhará os interessados para tratamento contra a dependência química. No veículo, que permanecerá por tempo indeterminado na localidade, as pessoas serão atendidas e receberão orientações sobre vagas em clínicas especializadas conveniadas à Prefeitura do Rio.

Combate à pobreza - Equipes do programa Rio Sem Pobreza realizarão o cadastramento de famílias em situação de risco social no CadÚnico, para que sejam inseridas em programas e projetos desenvolvidos pelo município, tais como o Bolsa Família, Cartão Família Carioca, Tarifa Social, ProJovem Adolescente, Passe Livre para pessoas com deficiência, além de ações das esferas estadual e federal.

Qualificação profissional e emprego - Nas tendas da Assistência Social os moradores serão inscritos cursos profissionalizantes realizados no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, localizado em frente à comunidade, e receberão informações sobre vagas formais de trabalho.

Regularização de documentos - Na Rocinha, a comunidade também poderá contar com serviços para a retirada gratuita de documentação como carteira de identidade e de trabalho, certidões de casamento e de óbito, além de orientações jurídicas nas áreas civil, penal e trabalhista.

Rede de atendimento –Durante o dia também serão disponibilizados outros serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, dosagem de glicose capilar, dosagem de colesterol capilar, prevenção da dengue, de doenças sexualmente transmissíveis e de tuberculose, orientação sobre higiene corporal, escovação e fluoretação, medição de peso, altura e índice de massa corporal, oficina de aquecedor solar, oficina de confecção de pipas, cama elástica, aulas de capoeira e outras atividades recreativas.

0 comentários: