sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Esporte e cidadania na Casa Viva


Um final de semana de muito esporte e cidadania para 12 meninos abrigados na Casa Viva, unidade municipal especializada no tratamento de crianças e adolescentes envolvidos com crack e outras drogas psicoativas. O grupo participará neste domingo, dia 27, de uma etapa do Circuito Judô do Futuro, competição oficial da Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro, no ginásio do Sport Clube Mackenzie, no Méier, Zona Norte da cidade.

Com idades entre 9 e 12 anos, eles terão a oportunidade de mostrar o resultado de 5 meses de treinamento realizados na própria Casa Viva. Independente do resultado, esses meninos já são vencedores. É latente a transformação que o esporte vem impondo a vida deles. O judô trouxe mais disciplina e organização. No treinamento, eles podem descarregar a agressividade, a adrenalina. Hoje, sei que eles vêem no esporte uma saída para a dependência do crack e a retomada de suas vidas
Na Casa Viva, além do judô, os adolescentes têm acesso a um atendimento na modalidade de Casa Lar Especializada, com prestação de assistência médica, social e psicológica, e terapias alternativas auxiliares. 

O foco é a reinserção familiar e comunitária com reforço nos vínculos familiares das crianças e dos adolescentes. Por isso, a presença de familiares nas arquibancadas do ginásio é certa. Enquanto aguardam ansiosos pela disputa, com as faixas brancas, azuis e amarelas na cintura, os meninos da Casa Viva só têm uma certeza: eles não estão sozinhos nessa luta!

1 comentários:

Clara Breslauer disse...

Parabens, nao tinha duvida dos resultados obitidos quando da sua assuncao nessa secretaria.