quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UPP Mangueira: nova janela de oportunidades

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Mangueira vai ser implantada oficialmente pelo Governo do Estado, na tarde de hoje, dia 03, e com isso, fecha o cinturão de segurança da zona norte do Rio, mais precisamente no entorno do Maracanã, que vai ser o centro das atenções da cidade daqui a três anos, durante a Copa do Mundo de 2014. Além da Mangueira, outras 11 UPPs já haviam sido implantadas na região: São João, Matriz e Quieto, no Engenho Novo; Macacos, em Vila Isabel; São Carlos, no Estácio; Coroa, Fallet e Fogueteiro, entre Catumbi e Santa Teresa; Pazeres, em Santa Teresa; Andaraí; Turano, Salgueiro, Formiga e Borel, na Tijuca; e Providência, no centro.

A nova unidade vai contar com 403 policiais para atender cerca de 20 mil pessoas nas comunidades Mangueira, Telégrafo, Candelária, Vila Miséria, Bartolomeu Gusmão, Tuiuti, Marechal Jardim e Parque dos Mineiros.

A UPP da Mangueira é a 18ª unidade do Rio. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no total, 315 mil pessoas são beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão, indiretamente. Além de recuperar a paz nessas comunidades, a política de pacificação abre uma janela de novas oportunidades. Sabemos que não é a solução para todos os problemas, mas é o melhor caminho para fazer com que essas milhares de pessoas tenham acesso à cidadania e garantido o direito de ir e vir.

0 comentários: