quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

UPP's derrubam preconceitos e constroem sonhos de futuro

A política Segurança Pública idealizada pelo governador Sérgio Cabral, fundamentada no conceito de UPP's, sem sombra de dúvidas, constitui numa das mais inteligentes ações de intervenção social de inserção de comunidades populares ao sistema da organização formal. A retomada de redutos explorados e dominados pelo tráfico e por milícias está devolvendo às pessoas moradoras dessas áreas da cidade o direito a ter direitos como cidadãos. 
 
A presença das forças de segurança dentro das comunidades não só contribuem para garantir tranquilidade aos moradores, como também permitem a chegada de serviços públicos assistenciais, essenciais à melhoria da qualidade de vida dessas populações. Urbanização, saneamento básico, recolhimento de lixo e muitas outras intervenções como benefício. Os agentes da Prefeitura do Rio estão sempre prontos para atender a todas as demandas relacionadas a equipamentos públicos socioassistenciais, de saúde, educação, urbanismo, desde que seguros em sua integridade física e não sob coação ou ameaças de grupos marginais à sociedade. 
 
A instalação das UPP's nas favelas representa, portanto, um passo gigantesco em direção à derrubada do muro dos preconceitos e outros estigmas à pavimentação de um novo momento de construção de sonhos e de futuro, com qualidade de vida, oportunidades e integração à formalidade do sistema econômico.

0 comentários: