quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Abrigados da Unidade de Reinserção Social se formam pelo PEJA

Participei na manhã de hoje, dia 15, da formatura das primeiras turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), com 34 abrigados adultos da Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor, em Paciência. Todos eles participaram do projeto Classe Anexa Ciep Ismael Nery, uma parceria entre a SMAS e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

São homens e mulheres que frequentaram aulas dentro do próprio abrigo, nas categorias alfabetização, ensino fundamental e informática. Alguns deles nunca haviam ido a escola; outros não tinham o ensino primário concluído, e muitos tiveram contato com o computador pela primeira vez. Além da leitura, escrita e operações fundamentais da matemática, a proposta pedagógica do PEJA explorou temas como deveres e leis que regem o mundo do trabalho, preservação do meio ambiente e noções de saúde física, psicológica e mental.

Mais do que o trabalho que estamos realizando, vale destacar a força de vontade dessas pessoas. Essa formatura nos encheu de esperança e mostrou que é possível todos recomeçarmos do início, mesmo quando perdemos a fé em nós mesmos. A dedicação dos profissionais que participaram do projeto, tanto os professores do PEJA, quanto a equipe do Rio Acolhedor, também é outro fato que merece nosso aplauso. São profissionais que não cumprem apenas uma carga horária, mas que se empenham para que esse projeto dê certo. E é um projeto que está apenas começando. Em 2012 teremos muito mais o que comemorar.

1 comentários:

*Suis Petit* disse...

Secretário Rodrigo. Humildemente, quero lhe agradecer por todos os beneficios que o sr. de maneira tão iluminada, está levando para a população de rua, que durante muitos anos, so causou indignição mas nenhuma atitutde que realmente resolvesse essa carência, por todos nós, população desta cidade.
Desejo que O MEU DEUS ÚNICO E VERDADEIRO O ABENÇOE E LHE CUBRA COM SEU MANTO PROTETOR. SE O SR. SAIR COMO CANDIDATO Á PREFEITO DESTA CIDADE, CONTE COM MINHA AJUDA E TRABALHO, GRACIOSAMENTE, POIS RECONHEÇO QUE PRECISAMOS MUITO DO SR NESTE CENÁRIO, PARA QUE SEU ESFORÇO NÃO SEJA PERDIDO POR OUTROS QUE PODERÃO VIR E NADA FAZER.
Meus mais sinceros respeito e admiração..
Iolanda Santos