quinta-feira, 19 de abril de 2012

Plano Estratégico da Cidade do Futuro

O novo Plano Estratégico projeta o Rio como cidade do futuro, já em 2016. São metas ambiciosas, ousadas e alicerçadas num orçamento previsto de R$ 38,61 bilhões, envolvendo Parcerias Público-Privadas, recursos próprios, complementados por financiamentos federias e estaduais. Até lá, esperamos estar assistindo 60% da população infantil usuária de álcool, crack e outras drogas.

A retirada de todos os moradores de áreas de risco e encostas (mapeamentos da SMAS contabilizam cerca de 25 mil famílias) também faz parte das metas da Prefeitura que pretende assentar essas pessoas em domicílios urbanizados, com água, esgoto, drenagem, entre outros serviços essenciais do projeto Morar Carioca. Entre outros destaques estão a criação de mais 60 mil vagas para a educação infantil na rede municipal de ensino, expansão da rede de atendimento nas emergências dos hospitais municipais, redução da mortalidade infantil para taxas de 9,8 por mil nascimentos, ampliação do programa do Médico em Família e criação de novos postos da UPA's.

Em relação à infraestrutura da cidade, a prioridade será melhorar o sistema de transporte urbano de ônibus com a ampliação dos corredores expressos (BRT's e BRS's) pela integração dos mesmos com o metrô e trens, além da ampliação do Bilhete Único Carioca. Também serão investidos recursos para ampliações de 55% da rede de esgotos com tratamento na Zona Oeste, 25% da coleta seletiva, revitalização de 700 mil metros quadrados de calçadas, continuidade ao programa Asfalto Liso e melhoria da rede de iluminação pública. 


Clique aqui e confira a íntegra do Plano Estratégico da Cidade.

0 comentários: