quinta-feira, 30 de junho de 2011

Apoio à Recuperação do Dependente Químico

Mais um avanço no combate ao crack. A Alerj aprovou, ontem, dia 29, o projeto de lei que institui no estado o Programa de Apoio à Recuperação do Dependente Químico. A proposta prevê o desenvolvimento de uma série de atividades de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de drogas. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos que pretende firmar parceria com entidades religiosas e instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que já atendem usuários e dependentes químicos, por meio do Fundo Estadual de Saúde.

O projeto será enviado para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta. É o Estado do Rio entrando em um novo momento no combate ao crack. Mais do que combater o tráfico de drogas e acolher a quem precisa, o poder público tem a responsabilidade de promover a reinserção social desses homens e mulheres que querem se livrar do vício e buscam por uma nova oportunidade de vida.

Parcerias são sempre muito positivas. A chave da reinserção realmente eficaz, aquela que vai melhorar de fato o panorama da exclusão social é persistir na ideia e atuar em conjunto com as secretarias de Saúde e Segurança. Não é um trabalho fácil, leva tempo, mas é um trabalho que precisa ser feito. Quanto mais êxito tivermos, mais parceiros iremos conseguir. E o que mais queremos agora é que essas ações se multipliquem não só no Rio, mas em todo o país.

1 comentários:

GIULLIANA FISCHER FATIGATTI disse...

É um avanço e uma notícia boa, espero de fato que se expanda.
A verdade é que enquanto não for assumido que vivemos uma epidemia, pouco será feito a respeito.
Infelizmente, a própria sra. Paulina Duarte do Senad, negou tal epidemia, aí me pergunto, o que mais precisa acontecer para que esse assunto seja tratado com mais urgência e seriedade?