segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resgatando vidas

Desde 2009, das 260 crianças que passaram pelos Centros Especializados de Atendimento à Dependência Química (CEADQs) do Rio, 80% admitiram serem viciadas em crack e esse foi um dos motivos que fez com que intensificássemos o trabalho de resgate da infância e da adolescência.

Após a operação realizada no Jacarezinho na última sexta-feira, 02/06, as 16 crianças e adolescentes retirados das ruas foram encaminhados para as unidades de atendimento à dependentes químicos da SMAS, no mesmo dia. Todos foram submetidos a uma avaliação médica, quando foi diagnosticado alto grau de dependência química e, portanto, a necessidade da internação compulsória. Do número total de acolhidos, cinco crianças foram levadas para a Casa Viva, em Laranjeiras, e 11 adolescentes para o Centro Especializado de Atendimento à Dependência Química em Guaratiba. Elas permaneceram no local durante todo o final de semana e continuarão por lá enfrentando um tratamento em saúde para se livrarem da dependência.

A SMAS também realizou o comunicado dos acolhimentos à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e agora está trabalhando na identificação dos pais ou responsáveis, já que nosso objetivo é acolher, tratar e fazer com que esses jovens voltem para suas famílias de origem.

0 comentários: