segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reinserção social é medida eficaz

Na última semana, a TV Globo mostrou imagens de população em situação de rua espalhadas pelas ruas do Centro. Muitas pessoas perambulando pelas praças, no entorno da Lapa, da Central do Brasil, na rua Uruguaiana e no bairro Glória. Realmente, é uma situação muito difícil e que só piorou com a entrada do crack. Como bem observou o comentarista Rodrigo Pimentel, no RJTV 1, a troca do consumo do álcool pelo crack, entre as pessoas que se encontram nas ruas, fez com que o problema passasse também a ser um questão de segurança pública. Sabemos que não vamos acabar com o consumo de crack na cidade, mas queremos evitar que isso vire uma epidemia, por isso diversas medidas estão sendo tomadas.

Desde janeiro já realizamos mais de oito mil acolhimentos em diferentes regiões da cidade, além das 15 operações em parceria com as polícias Civil e Militar, que já retiraram mais de mil pessoas das cracolândias nos últimos três meses. Também estamos aumentando o número de vagas em nossas unidades de acolhimento e investindo na qualificação de nossas equipes multidisciplinares.

No próximo mês, será inaugurada uma Unidade de Reinserção, em Paciência, com 300 vagas e a oferta de cursos de qualificação profissional, atividades esportivas e outros serviços, para que o abrigamento se torne mais aprazível. Vamos selecionar nas nossas unidades aqueles usuários que queiram começar uma nova vida. É uma iniciativa eficaz que vai reduzir o número de moradores de rua da cidade e também vai transformar os antigos abrigos em novos espaços de cidadania e reinserção à sociedade.

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho! Nosso país está precisando de atitudes assim para evitar a morte precoce dessas crianças. Que elas tenham uma oportunidade.