sexta-feira, 29 de julho de 2011

Abrigamento em favor da vida

Em pouco mais de um mês da adoção do novo protocolo de abordagem social, quase cem crianças e adolescentes viciados em crack foram retirados das ruas da cidade do Rio e estão compulsoriamente abrigados. Muitos eram reincidentes. A medida tem apoio da Justiça e do Ministério Público. Tais chancelas não surgem por acaso, mas por entender-se que crianças viciadas em qualquer substância psicotrópica estão em situação de risco e precisam de atendimento clínico, psiquiátrico e social. Se a família não é capaz de agir, somos obrigados. O crack é uma questão de saúde pública.

Apesar de respeitar opiniões contrárias ao abrigamento compulsório, afirmo que o que estamos fazendo não é nada diferente do que qualquer pai faria se encontrasse seu filho numa cracolândia. Caso ocorresse com um dos meus filhos, o pegaria pelo braço e o internaria na melhor clínica que meu dinheiro pudesse pagar. Você não? É muito fácil fazer protesto sobre o direito de ir e vir quando se trata do filho dos outros. Principalmente quando muitos desses meninos e meninas recolhidos não possuem mais vínculos familiares.


O momento exige parceria. Somente dessa forma entendemos ser possível ministrar política pública sustentável na prevenção e combate às drogas, em especial o crack. Já comemoramos redução de quase 90% no número de crianças recolhidas. É muito cedo para cantar vitória, pois a jornada é longa. Trata-se, no entanto, de um responsável começo na condução de ações de combate ao crack. Não podemos pensar em nada diferente para essas crianças. O abrigamento compulsório é uma arma em favor da vida.

Artigo publicado no Jornal O DIA.

0 comentários: