segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tráfico é o principal responsável pelas internações de menores infratores

Um estudo realizado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos aponta que o número de adolescentes internados para o cumprimento de pena de restrição de liberdade, por terem praticado algum crime cresceu 4,5% no país. O Brasil fechou 2010 com mais de 18 mil jovens cumprindo medidas socioeducativas em sistema de internação. De acordo com os dados, o tráfico de drogas aparece como o principal fator que leva os jovens a serem apreendidos pela polícia.

São Paulo lidera o ranking com mais de 7 mil adolescentes internados. Em seguida vêm os estados de Pernambuco, com 1.474 adolescentes, e o Paraná, com 1.092. O Rio de Janeiro aparece em sétimo lugar com 833. Na proporção de internos em relação à população jovem, a maior marca é do Distrito Federal, com 29,6 internos para cada 10 mil. A menor proporção foi encontrada nos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme mostra a pesquisa, cerca de 60% deles tem alguma relação com o tráfico ou foi detido em decorrência disso. Na maioria dos casos, se o jovem não é apreendido por porte de drogas, geralmente é por crimes cometidos por causa da droga como furtos, roubos ou latrocínios.

Veja reportagem completa sobre o estudo.

0 comentários: