sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ministra Maria do Rosário defende ações de proteção para crianças e adolescentes

Recebi a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na tarde desta quinta-feira, dia 21. Interessada em conhecer o sistema de abrigamento compulsório de crianças e adolescentes, adotado pelo Rio, a ministra visitou a Casa Viva e enfatizou a responsabilidade do poder público em cuidar e proteger crianças e adolescentes em situação de abandono total, fazendo com que recuperem suas condições de saúde e o vínculo familiar.

Maria do Rosário observou que a iniciativa pioneira do Rio, em abrigar compulsoriamente meninos e meninas com dependência química, deve ser compreendida em todas as suas extensões. Afirmou, inclusive, que o Ministério da Saúde está analisando a questão no âmbito da saúde pública, avaliando todas as práticas que estão sendo adotadas pelo país e já considera a possibilidade de desenvolver um trabalho integrado entre os diferentes níveis de governo.

Após a visita à Casa viva, Maria do Rosário atendeu à imprensa e defendeu a promoção de políticas públicas específicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nós não podemos simplesmente fechar os olhos para as crianças que estão nas ruas. É o mesmo que fechar os olhos para nossos filhos. O poder público deve agir cumprindo o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas não é possível aceitarmos que esses meninos e meninas estejam nas ruas como vítimas da droga e da exploração sexual. Não podemos ser coniventes com isso. As crianças que vivem nas ruas são espelhos da vida de suas família. A presença do álcool e das drogas é uma realidade na vida delas. Precisamos, cada vez mais, no Brasil de políticas específicas para a família e assim nossas crianças estarão mais protegidas”.

0 comentários: