sexta-feira, 20 de julho de 2012

“Crack, é possível vencer” completa dois meses de ocupação social no Morro Santo Amaro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) completou ontem, dia 20, o segundo mês de ocupação social do Morro Santo Amaro, no Catete. A iniciativa pioneira, que faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, teve início em 18 de maio e contou com o apoio da Força Nacional e demais órgãos governamentais e de segurança pública.

Ao longo desse período, assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes comunitários de seis centros de assistência social do município acolheram 3076 pessoas, sendo 2844 adultos, 56 idosos, além de 157 adolescentes e 19 crianças. Todos foram encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos foram para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles jovens identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química foram conduzidos para tratamento nas unidades de abrigamento compulsório.

Os profissionais da SMAS também trabalharam para atender as principais demandas dos moradores, como a inserção em programas sociais como Bolsa Família e Cartão Família Carioca, além de orientações para questões jurídicas, fundiárias, habitacionais, emissão de documentos, entre outras. No total, foram 858 ações, entre as quais 146 atendimentos sociais, 88 atendimentos no container, 46 inclusões no cadastro único, 25 visitas de acompanhamento familiar, entre outras.

Com a ocupação do Morro Santo Amaro, agentes de segurança desmantelaram uma cracolândia no alto do morro e uma estação clandestina de TV a cabo. A polícia encontrou ainda radiotransmissores e bombas caseiras no interior da comunidade. Também foram apreendidas facas, cachimbos e pequena quantidade de crack, cocaína e maconha.

0 comentários: