segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rio é Patrimônio Mundial

Na manhã de domingo, a nossa cidade se tornou, merecidamente, a primeira do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural, concedido pela Unesco na categoria Paisagem Cultural Urbana. Essa decisão, unânime e inédita, foi anunciada  em São Petersburgo, na Rússia, durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.

O título foi apresentado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que destacou locais belíssimos do Rio como o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo e a Praia de Copacabana, entre outros. A partir de agora, além da honraria, a cidade terá que garantir a manutenção de suas belezas naturais, que contará com o trabalho conjunto dos governos municipal, estadual e federal. Além disso, a Unesco também promoverá ações para a preservação do patrimônio cultural da cidade.

Após o resultado, a presidenta Dilma Rousseff telefonou para o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. Em nota, ela parabenizou os cariocas pela conquistas e disse que o reconhecimento é um estímulo para a cidade prosseguir em sua trajetória de crescimento. O prefeito Eduardo Paes elogiou a interação entre os cariocas e as belezas naturais e afirmou que o título vai ajudar a preservar a paisagem.

Esta cidade realmente merece! 

0 comentários: