quarta-feira, 18 de julho de 2012

Rio tem queda na taxa de homicídios

O Rio de Janeiro deixou de ser o estado que mais mata jovens. Os números são do "Mapa da Violência 2012 - Crianças e Adolescentes do Brasil", publicada hoje no jornal O Globo. O estudo do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador de Estudos sobre a Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Brasil, mostra que de 2000 até 2010, a taxa que era de 25,9 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes na faixa etária de zero a 19 anos, caiu 33%, passando para 17,2 assassinatos a cada 100 mil, levando o estado à décima colocação.

Não há ainda um consenso em relação às causas da diminuição, mas segundo os especialistas, há uma série de fatores, que incluem desde novas estratégias de combate à criminalidade, como a implantação das UPPs e a criação da Divisão de Homicídios (DH), o declínio do poder do tráfico, ao aumento nos investimentos sociais e a estabilização da economia.

A queda no número de violência ainda está muito longe do ideal. Nesse estudo, queremos perder e ficar lá no final, entre os últimos. Mas não deixa de ser reconfortante saber que o nosso estado deixou de ficar entre as primeiras colocações e está conseguindo controlar a taxa de homicídios.

0 comentários: