quarta-feira, 19 de junho de 2013

HOMOSSEXUALISMO NÃO É DOENÇA

Ontem à tarde, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor Marco Feliciano (PSC – SP), aprovou o projeto de lei que determina o fim da proibição, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), de tratamentos que se propõem a reverter a homossexualidade.

A proposta pede também a extinção de dois artigos de uma resolução do CFP: um impede a atuação dos profissionais de psicologia para tratar homossexuais, e o outro proíbe qualquer ação coercitiva em favor de orientações não solicitadas pelo paciente, que reforcem preconceitos em relação aos homossexuais.

Apelidado de “cura gay”, o projeto ainda precisa ser votado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça. Mas, ontem mesmo, foi duramente criticado pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que o considerou um retrocesso. E é.

Será que o Marco Feliciano não vê o erro histórico que está cometendo? O que precisamos são leis para a criminalização da homofobia e para o reconhecimento dos direitos da população LGBT. E não de um movimento totalmente contrário à mobilização social por direitos.

0 comentários: