segunda-feira, 10 de junho de 2013

Prefeitura lança, hoje, o programa Lixo Zero

A partir de julho, equipes formadas por agentes da Comlurb, Guarda Municipal e PM vão atuar nas ruas da cidade para coibir a ação de quem suja as ruas. Serão 638 pessoas responsáveis por multar quem joga lixo fora das lixeiras. A medida é parte do Programa Lixo Zero, que a Prefeitura anuncia hoje, com a campanha de conscientização "Lixo no lixo, Rio no coração", em parceria com o Rock in Rio.

Desde a semana passada, os profissionais começaram a ser treinados. Munidos de palm-tops e mini-impressoras, eles estão aprendendo os melhores métodos de abordagem e aplicação de multas, para não constranger os cidadãos mais do que o necessário.  Os palmtops estarão conectados à Receita Federal. Assim, os fiscais vão identificar os infratores pelo CPF, mesmo que o documento não esteja em mãos. Confirmada a identidade, os agentes imprimirão o auto de constatação da multa. A pessoa terá 30 dias para recorrer, mas o não pagamento da multa pode deixá-la com nome sujo em órgãos como a Serasa.

As ações começarão pelo Centro, sendo levadas aos poucos para os principais bairros do Rio: primeiro Leblon, Lagoa e Ipanema, depois Copacabana e Botafogo, e assim por diante. A multa para quem jogar lixo na rua vai variar de acordo com o volume abandonado, começando em R$ 157, para itens como guimbas de cigarro a uma lata de cerveja. A maior multa tem valor próximo de R$ 3 mil.

Vale ressaltar que a iniciativa não visa a punição e sim a mudança de comportamento dos cidadãos.

Lugar de lixo é na lixeira. Cuide do seu lixo!

Vale ressaltar que a iniciativa não visa a punição e sim a mudança de comportamento dos cidadãos.  


Lugar de lixo é na lixeira. Cuide do seu lixo!

0 comentários: