O número de usuários que usam transporte coletivo caiu de 74% para 71% no Rio.
O diagnóstico feito pelo Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), revela ainda que o número de deslocamentos individuais motorizados aumentou de 25% para 28%, entre 2002 e 2012.
A informação foi discutida essa semana na reunião do Conselho Municipal de Transporte, órgão criado pela prefeitura do Rio para buscar melhorias para a mobilidade urbana.
Acho que o governo federal tem uma parcela grande de culpa no problema dos transportes.
Visando diminuir o número de demissões no setor automotivo, o governo criou incentivos fiscais para as montadoras, fazendo com que as pessoas comprassem mais carros. E, é claro, com mais carros na rua, a mobilidade piora.
Esse dinheiro deveria ter sido gasto não em incentivos fiscais, mas em políticas de transportes, favorecendo a melhoria do transporte público.
Com a criação das Trans (a TransCarioca, a TransOeste, a TransOlímpica e a TransBrasil), a implementação de 152 KM de BRTs e a Linha 4 do Metrô, a mobilidade vai ter uma melhoria de 63% até 2016.
A prefeitura do Rio está cumprindo o compromisso de melhorar a área de transportes. Precisamos sair da contramão desse estudo.
0 comentários:
Postar um comentário