quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dependência química terá tratamento obrigatório

O jornal O Globo publicou uma matéria sobre a operação que realizamos ontem no Jacarezinho, com destaque para as mudanças nos serviços de acolhimento e atendimento a crianças e adolescentes. A novidade é que, após muitas conversas com o Ministério Público e com a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, estamos conseguindo alterar esses procedimentos para fazer com que esses jovens sejam obrigados a enfrentar o tratamento.

Não existe uma determinação clara do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas, em alguns casos, o direito de ir e vir da criança e do adolescente não pode suplantar o dever do Estado de garantir a integridade física dessas pessoas. Muitas vezes elas não têm condições de julgar se devem ou não ser internadas. Em breve será publicado um protocolo de abordagem e acolhimento desses menores, para que fique claro em que situações a criança e o adolescente podem ficar retidos no abrigo.

Além da obrigatoriedade no tratamento, também estamos aumentando o número de abrigos que realizam esse atendimento especializado. Já estamos colocando em cada uma de nossas unidades de abrigamento, equipes treinadas com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, para que na primeira abordagem a criança já possa ser encaminhada à unidade de saúde mais próxima e assim iniciar um acompanhamento específico.

1 comentários:

Nane disse...

Muito boa essa atitude no Jacarezinho,na maioria das vezes esses menores, so conhecem este mundo, vazio e violento. e precisam apenas de uma mão que os guie e os ensine o caminho correto. Continue usando as ferramentas que tem em prol do proximo. Parabens Elaine