quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quanto custa criar um filho?

Nesse mês de maio, Mês das Mães, uma questão importante, delicada e desafiadora ganha destaque e nos chama atenção, mais uma vez: “quanto custa criar um filho?”. Especialistas em finanças fazem e refazem cálculos sobre as condições econômicas da maioria das famílias brasileiras e orientam: 'Criar um filho hoje em dia tem que ter planejamento'.

Concordo que a criação de um filho, para um mundo bastante diferente que temos hoje, pede planejamento, porém, mais do que calcular as despesas financeiras que essa criança vai gerar, o papel de pai e de mãe exige uma reflexão. O nobre desejo deve ser assumido diante de plena consciência que esse ato envolve muitos outros aspectos que devem ser encarados com responsabilidade. São compromissos recíprocos de longo prazo como a formação cultural, ética e moral dessas crianças e jovens, para que eles possam formar o seu próprio caráter e enfrentar os desafios da vida.


Portanto, criar um filho é, antes de tudo, opção por ser presente, se doar e compartilhar momentos. Os pais precisam saber criar seus filhos para que eles possam conviver em sociedade, para que eles tenham consciência de que vivemos em comunidade e que ser responsável é saber respeitar os outros. A vida é um constante desafio e formar a responsabilidade nos filhos é vencer esse grande desafio.

1 comentários:

Victor Hugo Campos disse...

Tem toda a razão Rodrigo! Não basta fazer o filho e colocá-lo no mundo. As pessoas precisam se coscientizar de uma vez por todas que uma criança precisa de amor, carinho, educação, saúde e pais com uma estabilidade financeira mínima, para poderem assumir suas responsabilidades. Do contrário, teremos mais do mesmo: crianças marginalizadas pela sociedade e afetadas por uma péssima criação de pais, que futuramente, ainda tem a CARA DE PAU de cobrar da sociedade e dos governos $$$ AJUDA $$$.