segunda-feira, 16 de maio de 2011

Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O colunista Ancelmo Gois publicou hoje, em O Globo, uma nota sobre a exploração sexual infanto-juvenil onde consta que, apenas no primeiro trimestre de 2011, os comunicados de abuso sexual infanto-juvenil ao Disque-Denúncia já somam 5 mil, praticamente a metade do total registrado em 2010 com 10.385 comunicados. Entendo que o aumento das denúncias pode ser explicado pela ampla divulgação do serviço de teleatendimento, mas também pelo impacto das campanhas de sensibilização e de outras ações de mobilização que procuram alertar a comunidade para os riscos da exploração dentro e fora de casa.

Dia 18 de maio celebramos o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e para destacar a importância deste trabalho, a SMAS irá realizar a partir desta terça-feira, 17/05, a Semana de Sensibilização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de promover ações educativas à conscientização da prevenção, atendimento e acompanhamento do desenvolvimento da sexualidade de forma segura, saudável e protegida. A abertura oficial está marcada para às 14h no Largo da Carioca, no Centro.

A realização de campanhas públicas como esta, com causas tão relevantes para a sociedade, é fundamental. Essa divulgação é importante para que a população saiba que existem políticas públicas voltadas ao combate desse tipo de crime. O trabalho de mobilização é o momento certo para conscientizar a população sobre a importância da denúncia e traz bons resultados, fazendo com que todos fiquem mais atentos e em alerta para a suspeita de novos casos.

0 comentários: