terça-feira, 15 de março de 2011

A força do carnaval de rua do Rio

O carnaval de rua no Rio de Janeiro ressurgiu com força total nos últimos anos. Muitos cariocas que antes deixavam a cidade, seja por falta de opções, ou por se identificarem por outros estilos de folia, hoje ficam para curtir a festa na Cidade Maravilhosa. Acredito que um dos principais motivos para essa permanência seja o ordenamento e o suporte que vêm sendo promovidos pela Prefeitura do Rio aos blocos de carnaval.

Se o carnaval de rua já pode ser considerado uma instituição em nossa cidade, fica claro que a festa precisa estar organizada para que seja plena. Que os demais serviços públicos têm que estar de prontidão e garantir a segurança de pierrôs, colombinas, além de acessos e alguma tranquilidade àqueles que preferem ficar mais distantes do samba.


Este ano, o público nos blocos de rua superou o estimado em 2 milhões. A Zona Sul teve mais de 1,5 milhões de foliões, o dobro do esperado. Desta forma, penso ser correta a intensão do município de diminuir o número de blocos nessa região da cidade. Não há infra-estrutura que comporte evento desta dimensão sem que incorramos em problemas graves de ordenamento urbano. Muitas vezes precisamos voltar um passo para caminhar com firmeza e atrair ainda mais investimentos para o nosso município.

Muitos avanços já foram consolidados no carnaval carioca pela Prefeitura do Rio. Outros estrearam este ano, como o contêiner da campanha “Carnaval sem Preconceito”, que funcionou com assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, na praça General Osório, em Ipanema. Foram 122 atendimentos neste posto durante os 5 dias de folia. A festa não pode parar, mas os ajustes são necessários quando o poder público se faz presente.

2 comentários:

Unknown disse...

Tem que se festejar, mas com organização, sem infringir os limites das outras pessoas. Mas é bom saber que o Carnaval de rua voltou com força, para as famílias brincarem com liberdade. E tenho certeza que a Prefeitura e a SMAS irão fazer de tudo para que os próximos sejam sempre melhores.
Adriana Wiermann

Adriane Santi disse...

A cara do chefe é bonita sempre, mas adoraria uma recente, tipo das que fiz...

COnfio em ti, Bethlem, eu, como toda uma população possue decepção com a política, forma de trasnformação, e trabalhar contigo, todos os dias, durante dois meses, fez-me ver o quanto tens comprometimento, vindo da voz do povo, estas, de todas as classes socias!!!
- Parabéns!!!!!!!

Adriane Santi