segunda-feira, 28 de março de 2011

Lapa: ações para o controle da população de rua

Matéria publicada no jornal O Globo de hoje trata sobre a questão dos moradores de rua na Lapa. É uma situação que nos preocupa, não apenas em relação ao Centro, mas em todas as regiões da cidade.

A partir de amanhã, dia 29, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) irá criar um grupo específico para estudar a situação da Lapa e propor soluções. Entre outras medidas que iremos implementar neste ano, o número de equipes de abordagem será aumentado - ainda em abril - , a verba anual destinada à proteção de pessoas em situação de abandono foi reforçada em R$ 8 milhões, e os critérios de abordagem dos menores também irá sofrer alterações, a partir de um estudo que será realizado em parceria com o Ministério Público.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

6 comentários:

Adriane Santi disse...

COnfio em ti, caro Rodrigo. Estamos juntos!!!

Priscila disse...

Um problema muito sério na nossa cidade maravilhosa é a população de rua, onde grande parte se prostituem e muitas vezes menores de idade, para alimentar o consumo de drogas, essas pessoas devem ter o direito de viver com dignidade, eu confio no seu trabalho.

Unknown disse...

A iniciativa do Secretário é de extrema importância, porém de grande complexidade e difícil solução, pois a grande maioria da população de rua é composta por viciados em algum tipo de droga, que praticam furtos para poder sustentar o vício. E o problema se agrava com a nova lei que discriminaliza o usuário de drogas, assim quando usuários chega a ser internado em uma clínica de reabilitação o mesmo é livre para deixar a clínica quando quiser e voltar as ruas para praticar furtos, se prostituir e se drogar. Concluíndo retirá-los das ruas não é solução e sim acabar com a população de rua. Tarefa extrematente difícil... Contamos com o Secretário para a melhoria desta situação.

Unknown disse...

Sou moradora do Centro do Rio e vivo me deparando com essa triste realidade. Furtos a toda e qualquer hora, desordem e prostituição. Contamos com você para mudar essa história eu conheço e confio no seu trabalho. Parabéns pela iniciativa, Secretário.

Nane disse...

Acho que a população de rua tem que ser retirados das ruas sim, afinal não é lugar digno pra ninguém viver, o que acontece é que a grande maioria dessa população prefere está nas ruas do que no abrigo ou estudando. espero que o projeto dê certo eu como carioca quero que o Rio esteja cada vez melhor, estou na torcida.

Unknown disse...

Tereza, realmente a realidade do crack é muito triste. É um problema sério e estamos articulando ações integradas com a Secretaria de Saúde para tratar dessas pessoas que dependem da droga e tentar combater essa doença de forma eficiente. Confira também: http://migre.me/4a6YO