sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma nova ordem social

Uma pesquisa divulgada nesta semana apontou uma mudança na distribuição da população brasileira. Em 2010, a classe C recebeu 19 milhões de brasileiros vindos das classes D e E. Com mais de 101 milhões de pessoas, já representa 53% da população total do país (de 191,79 milhões). Além da C, as classe A e B também cresceram e isso sugere até uma mudança de figura sobre a divisão social brasileira. E o que antes era uma pirâmide, já pode ser considerado um losango.

De acordo com a pesquisa, houve aumento da renda mensal para os brasileiros em 2010 e com isso os consumidores passaram a gastar mais. Os motivos foram a melhoria do salário mínimo, a expansão econômica, a transferência de renda e a contratação com carteira assinada. Os analistas sociais mais otimistas afirmam que nos próximos anos a classe D poderá se igualar à C e que a E poderá deixar de existir. Sem dúvida, esse é o Brasil que todos queremos, mas sabemos que ainda falta um longo caminho a percorrer.

Um dos principais desafios é resolver o problema da inclusão social de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. E é para isso que estamos trabalhando, para que essas pessoas recuperem sua cidadania, alcancem sua autonomia e tenham novas perspectivas de vida.

0 comentários: