segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ele pede ajuda para largar o crack

Durante a operação de acolhimento e de combate ao crack que a SMAS realizou no Centro, na manhã desta segunda-feira, dia 9, mais uma vez fomos surpreendidos por um usuário de crack pedindo ajuda para se livrar da droga. O homem R. C., de 45 anos, já havia sido acolhido por oito vezes e nesse último contato com os profissionais decidiu tomar a iniciativa para tentar largar o vício. “Vou por conta própria. Vejo as equipes da Prefeitura diariamente nas ruas. Nas vezes anteriores fui, tomei banho, me alimentei e voltei. Agora, quero me tratar e tentar sair dessa vida”, disse ele.

Esse fato não é comum, mas já está se tornando frequente. A presença diária das nossas equipes nas ruas está provocando isso. Não é raro encontrarmos adultos e jovens dispostos a seguirem com os profissionais da Assistência Social, pessoas que eles já conhecem e que tiveram contato mais de uma vez.

Na ação no Centro foram acolhidas 45 pessoas (34 adultos e 11 crianças e adolescentes). No sábado, dia 7, uma outra operação, realizada em Manguinhos, retirou 19 usuários da cracolândia, todos adultos.
Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos são encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos vão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química são conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.

0 comentários: