terça-feira, 12 de abril de 2011

O combate à dengue tem que ser feito todos os dias

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil divulgou nesta terça-feira os novos números da dengue na cidade do Rio: este ano, até agora, foram registrados 20.744 casos da doença. Até segunda-feira, haviam sido registrados 19.603 casos de dengue no Rio, com 11 óbitos. Hoje, pela primeira vez, agentes de combate à dengue foram autorizados a entrar em imóveis abandonados no subúrbio do Rio, sem a presença dos proprietários. Só o esforço coletivo pode conter o avanço do Aedes Aegypti. A dengue está se alastrando e é nosso dever ajudar a passar informações. Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os focos. Vou repetir aqui o que especialistas recomendam:

- Não deixe a água se acumular em vasos, calhas, pneus, latas;
- Mantenha as calhas limpas e desentupidas;
- Mantenha fechadas as caixas d’água, poços e cisternas;
- Não cultive plantas em vasos com água. Use terra ou areia;
- Trate as piscinas com cloro e faça a limpeza constante;
- O ideal é deixár as piscinas cobertas ou vazias quando não forem usadas;
- Avise a um agente de saúde sobre alguma situação com risco de proliferação da doença.

Outra coisa muito importante é, no caso de sintomas, procurar logo um médico. Não dá para correr o risco de achar que é uma simples gripe e ficar fazendo tratamento caseiro. As pessoas têm que se conscientizar de que o combate à dengue tem que ser feito todos os dias.

3 comentários:

Unknown disse...

é uma questão de cidadania, temos que combater este mal todos os dia

Unknown disse...

Precisamos nos sensibilizar e lutar contra a dengue

Anônimo disse...

Todos devemos fazer a nossa parte, e nao custa nada observar tb na nossa rua na nossa vizinhança e alertar sobre esse problema.