quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Debater é preciso

Hoje, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) promove junto com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, o I Seminário de Cidadania Trans – Dignidade, Inclusão e Respeito.

O objetivo é abordar questões relacionadas à vivência da travestilidade e da transexualidade. Para isso, Carlos Tufvesson, coordenador da CEDS, formou várias mesas de debate com profissionais de direito, saúde, assistência social e, é claro, transexuais de destaque para darem seus depoimentos.

A modelo internacional Lea T. foi uma das convidadas de honra para falar sobre trajetória de sucesso. Em 2011, a top brasileira foi uma das 10 agraciadas com o Prêmio Rio Sem Preconceito.

O seminário também contou com debates importantes, como o promovido por João W. Nery, o primeiro homem Trans operado do Brasil, e Giselle Kuzattis, presidente do Grupo Pela Vidda e Coordenadora da ONG Transrevolução.

Eventos como esse são muito importantes. A ideia é que todos tenham direitos iguais na prática, assim como informar sobre os avanços da rede de saúde pública na área, e projetos de sucesso como o DAMAS, voltado para a  reinserção social e profissional de travestis e transexuais através de capacitação, incentivo à escolaridade e empregabilidade. Esse foi o primeiro seminário. A CEDS está de parabéns!

0 comentários: